O Colégio
O Colégio Formas surgiu do sonho de oferecer um espaço com objetivos educacionais baseados numa proposta integradora, com valorização do potencial de cada criança e respeito às duas necessidades individuais, para o bom desenvolvimento cognitivo, físico e emocional, atendendo crianças a partir dos 5 meses até 5 anos de idade com berçário, maternal, pré-escola I e II.
Aqui seu pequeno será acolhido num espaço cuidadosamente preparado para ele se desenvolver brincando, alimentando-se, tendo o carinho e a atenção de que ele precisa nos seus primeiros aninhos de vida.
Nosso ensino
O Formas acredita que a proposta educacional para a primeira infância contribui efetivamente para a formação dos pequenos, então, nosso currículo procura criar situações que permitam à criança:
Para isso, o Colégio Formas propicia à criança experimentar, descobrir e vivenciar situações em um ambiente seguro, acolhedor, permitindo-a ser independente e reconhecida através das aulas de Musicalização Infantil, Atividades de Psicomotricidade, desde o berçário, Ballet e Inglês a partir do maternal.
- Sistema Bernoulli
Nossa Proposta
Reconhecendo a importância das experiências vivenciadas na primeira infância e acreditando ser a educação um direito da criança, o Colégio Formas formula seu Projeto Político Pedagógico voltado para o atendimento das necessidades básicas de educação, afeto e socialização, numa ação complementar à educação familiar e da comunidade.
A proposta de ensino do Colégio Formas está baseada nos estudos e proposta do Educador Celéstin Freinet cujo objetivo é garantir o respeito e diversidade do indivíduo procurando oferecer uma educação condizente com suas necessidades mediante as práticas cotidianas.
Nosso compromisso
É atender a criança de forma integral em suas necessidades básicas de educação, afeto e socialização. Num ambiente seguro e acolhedor, onde ela se sinta amada e reconhecida nos seus esforços, buscaremos incentivá-la, colocando-a em contato com oportunidades de experimentar, descobrir, manipular objetos e vivenciar situações, enfrentando novas experiências,
Nossa meta
É a implementação de uma Escola de Educação Infantil de qualidade, que favoreça o desenvolvimento infantil, considere os conhecimentos e valores culturais que as crianças já trazem e os amplie, de modo a possibilitar a construção da autonomia, da criatividade, da capacidade crítica e a formação da auto- estima
Nossa metodologia
Sistema de avaliação
A avaliação do desenvolvimento da criança é feita através da observação contínua, mediante o acompanhamento das etapas do seu desenvolvimento em função da oportunidade e qualidade das vivências proporcionadas na Creche e na Pré-escola, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.
Os resultados obtidos são registrados em Relatórios de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil, que abordam aspectos cognitivos, físicos, afetivos e sociais do seu desenvolvimento em todas as atividades e são entregues aos pais ao final de cada semestre.
A criança também participa da sua avaliação sendo estimulado a participar do processo de auto avaliação onde os alunos darão conta das competências adquiridas. Através do portfólio os resultados são analisados junto com as crianças e registrados pelo professor.
Nossa equipe
Nossa equipe conta com profissionais fixos e de apoio, autônoma e multidisciplinar formada por Professores, Pedagogos, Auxiliares de Educação Infantil e Administração Escolar, Cozinheira, Auxiliares de Limpeza e Manutenção, além da Nutricionista, que faz o acompanhamento e orientação dos cardápios para cada faixa etária.
Entendendo também a necessidade de orientar, acolher e direcionar os pais em sua necessidade por profissionais qualificados e especialistas, formamos parceria com o grupo de especialidades que dá apoio aos pais e crianças quando encaminhados para consulta avaliativa de acordo com as dificuldades apresentadas no desenvolvimento da criança. Esta equipe conta, de acordo com a necessidade, com Psicopedagogos, Fonoaudiólogos e Psicólogos.